Monday, October 29, 2007

Vagabundear

Ontem à noite deu-me uma vontade enorme de sair de casa e passear. Não importava onde, mas tinha de apanhar frio na cara e sentir o vento a desenlear-me os cabelos. Saí para ir levar o lixo e continuei a caminhar enquanto ouvia música. É tão diferente a maneira como se olha a rua consoante a música que se ouve. É que muda tudo, mudam as cores, mudam as expressões das pessoas, mudam os lugares das coisas, mudam os sentimentos. Fui até à Praça de Espanha e depois segui em direcção ao Palácio Nacional, que estava todo iluminado. À vinda para cá, passei por um portão que dá acesso à Fira de Barcelona e do outro lado estava um gato preto e branco. Parei a olhar para ele e ele também parou a olhar para mim. Ficámos assim os dois, parados a olhar, talvez a descobrir-nos, até que ele, com toda a simplicidade, virou costas e seguiu a sua vida. Admiro a independência dos gatos e fiquei feliz com aquela troca de olhares. Prosseguia a minha volta a casa quando vejo alguém sentado num banco. E sorri. Não sei porque sorri, apenas soube bem sorrir. Sem porquês. Porque não sorrir quando nos apetece?

Já em casa foi dificil adormecer, acho que preferia ter passado a noite a vagabundear.

2 comments:

T. said...

às vezes apetece...

J. said...

ai q texto lindo e simples...

tenho saudades da tuas, dessas tuas paragens espácio.temporais xD