Wednesday, July 25, 2007

Escolhas

Não sei exactamente como surgiu a ideia de fazer Erasmus. Viajar e conhecer outros países, trabalhar ou estudar fora, sempre foi algo que tive em mente mas que parecia ainda distante. Contudo, a semana de apresentar as candidaturas aproximou-se e o desafio foi lançado: "Era giro se fossemos todas para o mesmo sítio!". E lá fomos preencher papéis e ver quais os destinos possíveis.
Sempre pensei em Erasmus como sinónimo de Itália mas depois de falar com algumas pessoas, inclusive professores, percebi que Itália é, de facto, muito giro se formos para noitadas mas pouco convincente em termos de currículo. E a minha ideia é, divertir-me sim, mas que isto me abra portas no futuro.
Então reparei que a minha Universidade tem acordos com a Sorbonne, em Paris, e como sempre ouvi falar muito desta Universidade, como sendo uma das melhores e mais antigas, logo com mais tradição, coloquei-a em 1º lugar. Na 2ª opção pus a Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, porque a Professora coordenadora de Erasmus do meu Departamento me disse que era a melhor, até mesmo que a Sorbonne. Além disso, quando estive em Barcelona no Verão passado, adorei a cidade e pensei "Hei-de morar um dia aqui.". Em último lugar, coloquei Roma, pois o bichinho de Itália não tinha desaparecido completamente.
Depois de algum tempo de espera a lista com as colocações saiu. Tinha ficado em Barcelona e porquê? Porque me chamo Sónia. Podem não acreditar, achar ridículo, mas é inteiramente verdade. O facto é que só havia duas vagas para Paris e a última foi atribuída a uma rapariga com a média exactamente igual à minha. Critério de selecção? Ordem alfabética. (Lembrem-se agora de chamar Sónia às vossas filhas!).
De qualquer maneira, sempre me disseram que estava melhor em Barcelona que em Paris e talvez o meu pensamento tenha mesmo de ser realizado...

1 comment:

SuntoryTime said...

essa da ordem alfabética é tão ridícula... =/

Mas há males que até vêm por bem, não é?